Wer heiratete Désirée Clary?
Charles XIV John of Sweden heiratete Désirée Clary am . Désirée Clary war am Hochzeitstag 20 Jahre alt (20 Jahre, 9 Monate und 9 Tage). Charles XIV John of Sweden war am Hochzeitstag 35 Jahre alt (35 Jahre, 6 Monate und 22 Tage). Der Altersunterschied betrug 14 Jahre, 9 Monate und 13 Tage.
Désirée Clary
Bernardine Eugénie Désirée Clary (seit 1798 Désirée Bernadotte und seit 1806 Fürstin von Pontecorvo; * 8. November 1777 in Marseille; † 17. Dezember 1860 in Stockholm) wurde 1818 an der Seite ihres Mannes Jean-Baptiste Bernadotte als Desideria Königin von Schweden und Norwegen.
Lesen Sie mehr...
Charles XIV John of Sweden
Carlos XIV & III João (Pau, 26 de janeiro de 1763 – Estocolmo, 8 de março de 1844) foi um militar francês que acabou se tornando o Rei da Suécia como Carlos XIV João e Rei da Noruega como Carlos III João de 1818 até sua morte, também servindo como regente do rei Carlos XIII & II de 1810 até sua ascensão. Nascido como João Batista Bernadotte, alistou-se em 1780 no Exército Terrestre Francês como soldado raso. Ele avançou rapidamente durante a Revolução Francesa depois de um longo período como oficial não comissionado, alcançando em 1794 a patente de general. Bernadotte distinguiu-se em várias batalhas e campanhas, servindo como Ministro da Defesa por um breve período. Passou vários anos tendo uma relação ruim com Napoleão Bonaparte, porém se reconciliaram em 1804 e ele acabou nomeado um Marechal da França, a mais alta patente militar do país.
Bernadotte foi escolhido em 1810 pelo Parlamento da Suécia como o herdeiro do rei Carlos XIII, que era velho, doente e não tinha filhos, assumindo o nome de Carlos João e o papel de regente do reino. Ele foi escolhido com o objetivo de melhorar as relações entre Suécia e a França e recuperar o território da Finlândia. Entretanto, o novo Príncipe Herdeiro levou a política externa de seu novo país para outra direção, fazendo alianças com a Rússia e o Reino Unido contra a França. A Sexta Coligação havia oferecido apoio na conquista da Noruega (que na época estava em união pessoal com a Dinamarca) em troca de ajuda sueca contra Napoleão, com Carlos João liderando o Exército do Norte. Depois de sua vitória na Batalha das Nações contra os franceses, ele forçou a Dinamarca a ceder a Noruega através do Tratado de Kiel. Os noruegueses se rebelaram em 1814 contra o domínio sueco, porém Carlos João liderou uma campanha militar e fez o país assinar a Convenção de Moss e se unir à Suécia.
Ele ascendeu aos tronos sueco e norueguês em fevereiro de 1818 depois da morte de Carlos XIII & II. Como o novo rei, Carlos João trabalhou para melhorar a economia de seus países, equilibrando o orçamento interno com o pagamento da dívida externa e também realizando grandes projetos de infraestrutura como o canal de Gota. O rei tentou aproximar a Noruega da Suécia através de uma política de amalgamação, porém suas vontades frequentemente esbarravam no parlamento norueguês. As políticas externas de Carlos João permitiram controle sobre as taxas alfandegárias e deixaram o país em estado de paz interna e neutralidade externa. Ele era uma pessoa bastante teimosa, característica que se intensificou durante a década de 1830, fazendo com que fosse duramente criticado pela oposição liberal. O rei acabou cedendo para algumas demandas da oposição em seus últimos anos de vida. Carlos João morreu aos 81 anos em março de 1844 e foi sucedido por seu filho Óscar I.
Lesen Sie mehr...